Quantas vezes já presenciei esta conversa. Pessoas chegando aos 20 e tantos anos, ou até mesmo que já cruzaram os 30, falando sobre o quão caro e distante está o sonho de constituir família.
“Já viu o preço de uma escola particular? E um imóvel com mais de um quarto? Mesmo se eu tivesse dinheiro para a entrada, a parcela do financiamento comeria quase meu salário inteiro. Depois eu ainda teria que pagar plano de saúde e, sendo prudente, deveria sobrar algum dinheiro para minha poupança e aposentadoria, o que seria impossível.”
A geração que agora tem vontade de formar família começa a perceber que a conta não fecha. Seus salários cobrem custos da vida jovem, um aluguel para alguém solteiro, cerveja, sanduíches e uma viagem por ano com os amigos. Mas e os custos da vida adulta? Esta ficou cara demais.
O jovem pode até se perguntar: Como isso é possível se os salários são reajustados conforme a inflação?
É aí que mora o golpe, na perversa mentira de que a inflação pode ser representada por um índice (no Brasil, o IPCA). Ao olhar debaixo do capô, fica claro que estes índices são uma ferramenta de controle econômico, não algo que represente reais custos de vida.
Os produtos, serviços e bens que mais importam para sua família não seguem o IPCA. Saúde, educação e moradia sobem muito mais que o índice de propaganda estatal. É um truque de ilusão, enquanto usam o IPCA para distrair o público, sorrateiramente saqueiam o real poder de compra e os planos futuros da massa sem ela perceber.
Bitcoin é a saída para o “delírio IPCA”. Não importa o índice mentiroso que estão usando para tentar me enganar no momento, minha poupança independe deste show de fantoches e linguajar pseudo-complexo feito para confundir o público enquanto nos roubam.
Se você tem qualquer sonho a longo prazo, seja criar uma família, montar um negócio, ter um imóvel ou pedaço de terra, só existe um veículo de poupança honesto não corrompido por aqueles que se acham mestres das nossas vidas.
Salve seu futuro, poupe Bitcoin.
Esta semana no 21 Milhões Podcast:
Rafael Boskovic - 21 Milhões Podcast #41