Sextas-feiras são os dias em que publico essa newsletter e consequentemente é o mesmo dia que começo a pensar qual será o tema da próxima edição. Na última sexta, saí para jantar com um amigo e, por sorte, um Faria Limer sentou na mesa ao lado e me entregou um novo tema de bandeja (com perdão do trocadilho).
Em determinado momento, Bitcoin se tornou assunto da mesa Faria Limer e a fúria na voz e olhar do rapaz era palpável. O engomadinho espumava pela boca e se contorcia quando falava sobre o tema.
“O governo nunca vai deixar existir uma moeda sem ninguém por trás! Bitcoin não tem lastro! Leia sobre a bolha das tulipas! Eu não tenho capacidade de pensar fora da caixa!”
(ok, talvez essas última frase ele não tenha dito hehehe)
Eu ainda me lembro da época em que a moedinha laranja era só alvo de piadas e deboche para a turma do Itaim, no máximo gerava boas risadas. Esses tempos ficaram para trás. Naquele jantar havia um ressentimento no ar, uma angústia, algo que não existia na época de chacota.
Coincidentemente, esta semana, um dos notórios haters do Bitcoin no Fintwit brasileiro deu um chilique digno de nota:
O cara que tem toda a sua persona intelectual e profissional construída em cima de um sistema que obriga o cidadão comum a trabalhar duas vezes pelo seu dinheiro, para ganhar e para manter, está rancoroso em relação aos bitcoinheiros, que surpresa!
Essa mudança de postura dos haters me faz lembrar da seguinte frase normalmente atribuída a Gandhi:
Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence.
A má notícia é que os ataques estão apenas começando, a luta contra o Bitcoin deve se intensificar nos próximos meses e anos.
A boa notícia é que estes são os sinais de que chegamos no último estágio antes da vitória. A hiperbitcoinização está cada vez mais perto.
Esta semana no 21 Milhões Podcast:
Bruno Nardi - 21 Milhões Podcast #37
HFSP!