Um ponto cego de todo hater do Bitcoin é o fato desta tecnologia não ser mais uma promessa de utilidade futura. O Bitcoin, hoje, já é infraestrutura econômica essencial para muita gente.
Não importa quantos artigos leio ou quantos podcasts escuto sobre a moedinha laranja, o que mais me gera encanto sobre o Bitcoin é simplesmente usá-lo. Usar das diversas maneiras possíveis. Guardar sem intenção de gastar, comprar um pouco todo mês, receber por algum serviço, pagar por algum produto e até mesmo vender quando me aparecem mais custos em Fiat do que tenho de dinheiro estatal no banco.
As pessoas que ainda afirmam que o Bitcoin desaparecerá pois não passa de uma pirâmide ou tulipa digital não tem a menor ideia o quão útil essa tecnologia se tornou na minha vida e na de muitas outras pessoas.
Às vezes, me pego divagando sobre complexas teses bitcoinheiras, sobre todos os modelos financeiros e analogias históricas que apontam para a inevitabilidade da tecnologia, esquecendo de olhar para minha própria vida e notar que o Bitcoin faz parte de todos os cálculos econômicos no meu dia a dia. Antes de uma teoria, o bitcoin é minha prática.
“Qual salário que eu gostaria de ganhar? Quanto é isso em BTC? Eu pouparia quantos satoshis por mês? Não vou trocar meu computador esse ano para economizar algumas moedas.”
Bitcoin não é a tecnologia do futuro, algo que poderá se tornar realidade, o Bitcoin já é infraestrutura essencial. Se me obrigassem a parar de usá-lo amanhã, minha vida seria muito mais impactada do que se eu fosse proibido de usar email.
Demorei para perceber, mas hoje entendo que boa parte do meu fascínio com o Bitcoin não é por uma visão possível de futuro, o encanto se deve ao fato de eu já estar vivendo algo extraordinário.
Se julgar apropriado, compartilhe essa newsletter 🙏
Links 21 Milhões: Newsletter / YouTube / Spotify / Apple Podcasts
O Padrão Bitcoin começa de baixo pra cima, quem for early adopter e tiver disposição a estudar e entender vai se aproveitar da maior transferência de riqueza da história da humanidade