É estranho assistir não-bitcoinheiros cuidarem de seus “investimentos”. Uso aspas aqui pois na verdade o que chamam de “investimento” não é percebido por eles como tal. A alocação de patrimônio em ativos financeiros é entendida pelo cidadão comum como poupança, apesar da palavra “investimento” ser vulgarmente usada.
Investimento significa risco, mas o normie não quer colocar, nem acredita estar colocando, seu patrimônio em risco quando despeja seu dinheiro no cardápio de ativos da corretora. Se você perguntar qual é sua intenção, ele te dirá que é a de proteger, ou preservar, seu patrimônio.
Para bitcoinheiros esta ambiguidade e sua origem são muito claras, mas acho que nunca deixará de me causar agonia assistir a massa passar por esse processo. Você pode ver nos seus olhos que sentem que há alguma coisa errada, mas engolem o sentimento pois estão fazendo o que os “gurus” do Itaim dizem que é o correto.
“Poupar, simplesmente guardar dinheiro, é o oposto de fazer trade.
Poupar é o oposto de investir.
Economizar é o oposto de consumir.
Este é um mistério incompreensível para os fiatistas, mas é evidente para os bitcoinheiros”
É impossível culpá-los, afinal de contas fazem parte de um sistema que não entendem, só sabem que é isso que deve ser feito se quiserem ter alguma chance de se manterem acima d’água.
Mas não posso deixar de lamentar a quantidade de energia mental desperdiçada. Hoje todos querem ser investidores e economistas, suas profissões principais se tornaram apenas fontes de renda para alimentar seus “investimentos”.
“Eu deveria alocar em pré ou pós fixado? Aumentar ou diminuir minha exposição a renda variável? E o dólar hein? Será que baixa mais? Esse ano tem eleição, o que muda?”
Resta torcer para que um dia percebam que estão presos em uma jaula, correndo numa roda de hamster que transfere dinheiro de seus bolsos para o de bancos, corretoras, assessores e políticos. E que a chave para escapar desta clausura é a forma mais pura de poupança que já existiu. #Bitcoin
Esta semana no 21 Milhões Podcast:
Didi Mo’Sats - 21 Milhões Podcast #42