A notícia de que a Exxon Mobil, quarta maior produtora de petróleo do mundo, está usando excesso de gás para minerar Bitcoin me fez lembrar que apesar do Bitcoin ser em primeira instância apenas um pedaço de software, esta tecnologia tem uma ligação primordial com o mundo não digital através da termodinâmica.
Seria completamente compreensível esperar que as primeiras grandes empresas a integrarem suas operações à rede Bitcoin de maneira robusta fossem as “Big Techs” (Alphabet, Amazon, Apple, Meta e Microsoft), e talvez este ainda pode ser o caso. Porém, acredito que subestimei o tamanho e velocidade do envolvimento potencial das grandes empresas de energia.
Por que companhias centenárias de petróleo e gás começam a dar indícios de que tem fortes intenções de se envolverem com um tecnologia tão jovem e inovadora?
A resposta é a relação fundamental da criptografia com termodinâmica.
Todo método criptográfico poderia ser quebrado caso fosse possível construir um computador de capacidade ilimitada, tudo que você precisaria fazer é programar esta máquina para tentar encontrar soluções para o embaralhamento criptográfico chutando possíveis respostas aleatoriamente.
Isto só não acontece porque computadores tem limitações baseadas nas leis da física. Ao especificar as premissas de um método criptográfico, você também está necessariamente determinando a quantidade de energia necessária para quebrá-lo. O processo de mineração do Bitcoin através da prova de trabalho faz uso desta relação direta entre segurança criptográfica e gasto energético para proteger o histórico de transações da rede.
Ok, mas o que isso tem a ver com as empresas de energia?
Estas companhias não precisam necessariamente entender a relação científica que eu acabo de descrever, o que realmente importa para elas é que o Bitcoin representa um perfil de demanda energética muito atraente.
Diferente das demandas “humanas”, a moedinha laranja consome energia 24 horas por dia, 7 dias por semana e não possui perda por transmissão. Não importa quão tradicionais são as companhias de petróleo e gás, quando um cliente ideal aparece, todo capitalista percebe.
Esta semana no 21 Milhões Podcast:
Botecoin #2 - Com Leta (Explica Bitcoin)