Desde que a ficha bitcoinheira caiu para mim, 5 anos atrás, fico esperando que a hiperbitcoinização aconteça na semana seguinte, uma esperança que ainda mantenho, mas a verdade é que este processo tem se provado mais longo do que eu imaginava.
Isto me pareceu uma maldição em alguns momentos, me causando ansiedade o fato de que quase ninguém a minha volta entendia o Bitcoin e enxergava que o “Imperador Fiat” estava nu.
Mas no final das contas foi uma bênção, ganhei tempo para acumular satoshis e estudar a moedinha laranja, desde a parte técnica até o contexto monetário e econômico em que ela se encaixa. O que se tornou um investimento ainda mais precioso que os próprios UTXOs.
Digo isto para trazer uma palavra de calma aos bitcoinheiros que chegam agora. Eu também quero que a hiperbitcoinização aconteça amanhã, mas por algum capricho do destino, poderá demorar mais do que gostaríamos. O importante será como investir seu tempo e capital durante esse período.
Todos os parágrafos anteriores apenas para introduzir a pergunta que intitula esse post. E agora, para onde vamos?
(Seguem breves observações e especulações)
Lightning Network: Quatro anos de vida e esta tecnologia começa a dar sinais de explosão criativa e crescimento exponencial. A quantidade de empresas nascendo focadas nessa rede vem me surpreendendo a cada semestre, e nada me deixa mais bullish que assistir uma porrada de empreendedores talentosos trabalhando duro para criar o futuro baseado em uma rede aberta.
Institucionais: Esta turma tem a capacidade de esgotar a oferta líquida do Bitcoin e levar seu preço aos 7 dígitos de dólar em questão de semanas, o único problema é que se movem lentamente e precisam superar a anti-propaganda da gerontocracia financeira global. Não mantenho muita esperança do Bitcoin infiltrar esta turma no curto prazo, honestamente, espero que sejam os últimos.
Venture Capital: Tradicionalmente são fundos que representam o ápice da cultura Fiat e sua alta preferência temporal, mas no último semestre surgiram companhias focadas 100% em bitcoin e com filosofia alinhada aos valores bitcoinheiros (pelo menos em teoria). Será interessante assistir suas evoluções.
Protocolo: Esperançoso com a evolução da fungibilidade e privacidade da rede, acho que este tem sido um dos principais temas de atenção da comunidade nos últimos tempos e a ativação do Taproot não deixou de ser um passo importante neste sentido.
Plebs: Mais bullish impossível, todo dia nasce um novo pleb. Nós compramos, fazemos hodl, rodamos nós, validamos os blocos, damos valor a esta rede, não mexa com a gente.
21 Milhões Podcast: Me ajude a chegar em mil inscritos no YouTube, se inscreva no canal, ative o sininho e não perca um episódio! Clique aqui.
Esta semana participai da Live dos Bitcoinheiros!