Eu criei um blockchain em uma planilha do Google Drive pra te provar que blockchain não é nada de especial por si só. Como meu objetivo é sempre manter meus emails curtos, vou fazer a explicação mais rápida de Blockchain da história da humanidade.
Link para acessar a planilha:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1R2CpUmA5i1mfcLzsfYyCyAUHgNhhGs8kdBUG1CozkI4/edit#gid=31864757
Blockchain pra quem tem pressa
Blockchain é uma planilha de Excel onde são registrados dados em “blocos”, cada bloco é representado por uma aba da planilha.
Toda vez que a planilha é atualizada, ou seja, toda vez que queremos adicionar dados novos a planilha, criamos uma nova aba e registramos nela todos os dados que queremos gravar naquele dado momento. Repare na figura acima que meus dados são transações monetárias, registrei a origem, destino e a quantidade de moedas transacionadas a cada bloco.
Através dessa enumeração das abas, mantemos uma sequência temporal dos nossos dados. Sabemos que os dados do Bloco 3 são mais novos que do Bloco 2, o Bloco 2 mais recente que o Bloco 1 e assim por diante.
Agora você deve estar se perguntando que raios é a célula “Hash do Bloco Anterior”. Então aqui vai a explicação mais rápida da história da humanidade sobre o que é um Hash.
Hash para quem tem (muita) pressa
Hash é um método criptográfico para criar uma “identidade” de um conjunto de dados. Essa sequência de caracteres esquisita que você viu na imagem representa todos os dados contidos no bloco anterior a ele.
Na Fig. 1 acima, temos o Bloco 3, portanto, o Hash que começa com “233023” representa os dados do Bloco 2.
Esse hash representa não apenas as transações do Bloco 2, mas TAMBÉM o hash contido nele. O Hash contido no Bloco 2 (Fig. 2 abaixo), por sua vez, representa os dados do Bloco anterior a ele, o Bloco 1.
Portanto, pelo fato do Hash do Bloco 3 contemplar não apenas as transações, mas também o Hash contido no Bloco 2, que por sua vez contempla todos os dados do Bloco 1 e assim por diante, podemos concluir que o Hash contido no Bloco 3 (Fig. 1), representa não só o bloco anterior a ele, Bloco 2, mas também todos os blocos anteriores, até o Bloco 0. Formando assim uma corrente de blocos.
Agora veja que legal o comportamento que criamos. Vou alterar um pequeno dado no primeiro bloco, Bloco 0, e você verá que o Hash contido no Bloco 3 será atualizado para um valor totalmente novo.
Agora, o José vai mandar para a Maria apenas 1 Bitcoin, não mais 4 como antes
Original:
Atualizado:
Repare o que o Hash contido no Bloco 3, ou seja, 3 blocos posteriores ao bloco que eu alterei, muda completamente.
Esse mecanismo que garante uma conexão entre os blocos de dados, por isso Blockchain!
Blockchain sozinho é só uma planilha de Excel
Pronto, você agora sabe o que é blockchain e porque não é nada além de uma planilha de Excel com esse tal de Hash conectando as abas.
Agora, se você achou a planilha super legal e já está pensando e criar a sua própria criptomoeda, aqui vão as suas duas opções.
Instruções para criar sua Criptomoeda
1- A primeira opção é tornar sua planilha pública, descentralizá-la, fazendo com que qualquer pessoa possa alterá-la à vontade, como bem desejar.
Obviamente não vai dar certo. Alguém na internet vai “imprimir” trilhões de moedinhas pra ele mesmo ou registrar um pagamento para outra pessoa só para em seguida apagar a transação. Ok, essa opção é claramente inviável.
2 - A segunda opção é determinar que só você pode alterar a planilha, assim qualquer transação que uma pessoa da internet queira fazer você irá checar se ela possui moedas suficiente e garantirá que depois de exercida ela não pode ser apagada ou alterada. Ótimo, agora você tem a sua criptomoeda com blockchain.
O problema é que você acabou de criar o seu próprio banco central, e, sinto lhe informar, o Banco Central do Brasil não gosta de concorrência, se sua moedinha começar a fazer sucesso eles irão fechar sua planilha e você ainda corre o risco de parar na prisão.
Blockchain não é mágica, é uma base de dados
É isso, blockchain não faz nada que uma base de dados comum, ou uma planilha Excel, não faria.
Por esse motivo faço questão de frisar, o Bitcoin é disruptivo não apenas pelo blockchain, mas também por que depende de vários outros componentes engenhosos como mineração, recompensa, ajuste de dificuldade e assinatura digital.
Ufa, parei por aqui. Já ficou muito longo.
Prometo não falar de muitas tecnicalidades semana que vem. Até lá.
Constante universal monetária:
21.000.000 BTCs
Nesse começo estou contando com divulgação puramente orgânica dessa newsletter, então se acharam interessante podem compartilhar o texto ou o link abaixo com amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos.