Durante um mercado de alta, toda shitcoin aparenta descentralizada e revolucionária, todo projeto envolvendo “blockchain” parece digno de consideração na hora de alocar seu suado patrimônio. Acredite se quiser, eu cheguei a ouvir sobre um fundo de “NFTs Blue Chips”.
Mas é no bear market que a maré baixa e a gente descobre quem estava nadando pelado.
É de certa maneira poético o fato de que no mercado de baixa que a tese maximalista se destaca. Afinal de contas, quando está tudo certo em nossas vidas temos muitas pessoas à nossa volta, mas é nos momentos baixos que descobrimos quem são os verdadeiros amigos.
No último mês, uma nova leva de maximalistas foi forjada, um lote de investidores que foi seduzido nos últimos dois anos por projetos complexos, líderes carismáticos e promessas de desenvolvimentos irreais começa a perceber que o Bitcoin é diferente de todo o resto.
Bitcoin apenas é. A rede continua produzindo um bloco a cada dez minutos, alheia aos dramas do mundo “cripto”, fornecendo uma infraestrutura de propriedade incensurável para qualquer pessoa com acesso a um smartphone, hoje, sem promessas, como um psicopata.
Seja bem vinda, classe de 2022!
Vocês estão prestes a adentrar um mundo com um modelo de alocação de capital bem mais simples que o seu antigo portfólio diversificado de “criptos”, onde cada token representava uma promessa complexa que no fundo você sempre suspeitou que estavam apenas te enrolando. Vocês se sentirão cada vez menos investidores, mas cada vez mais poupadores. Será uma das grandes descobertas da sua vida.
"Mas eu não quero me encontrar com gente louca", observou Alice.
" Você não pode evitar isso", replicou o gato.
"Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco, você é louca".
"Como você sabe que eu sou louca?" indagou Alice.
"Deve ser", disse o gato, "Ou não estaria aqui".Alice no país das maravilhas Lewis Carroll CARROLL, L., Alice no País das Maravilhas, 1865.
Esta semana no 21 Milhões Podcast:
(Lembrete: Toda sexta 16:20 tem Live com o Leta no YouTube)
Seiiti Arata (Arata Academy) - 21 Milhões Podcast #43
onde cada token representava uma promessa complexa que no fundo você sempre suspeitou que estavam apenas te enrolando
Essa parte me pegou direitinho.